O SoilXplorer é uma solução integrada de serviço de hardware (sensor) e software (processamento de dados), de alta eficiência e precisão no levantamento de dados do solo, que serão convertidos em informações úteis ao produtor, possibilitando a aplicação de insumos a taxa variável por zona de manejo, e o preparo de solo a profundidade variável, com economia, eficiência, maior produtividade e sustentabilidade ao cultivo.
Essa é uma das mais modernas tecnologias disponíveis para um diagnóstico de solo rápido e eficiente, sendo que através do processamento de dados, obtém-se mapas que podem ser facilmente carregados na máquina possibilitando aplicações a taxas variáveis pelas zonas de manejo.
Como funciona?
A análise de dados agrega porções de solo que são homogêneas quanto a seus atributos físicos e químicos, formando as zonas de manejo.
A solução integrada produz diagnósticos de alta precisão, permitindo a “gestão por metro quadrado” da propriedade, com a aplicação de insumos a taxa variada por zona de manejo e o preparo localizado de solo, realizados através de mapas de aplicação de fácil operacionalização pelo maquinário e totalmente livres de subjetividade por parte do operador.
Por tratar dados de solos, a solução integrada atende a qualquer cultura agrícola, em qualquer região. O sensor de eletrocondutividade faz o mapeamento do talhão com eficiência e rapidez, sem contato com o solo e independente das condições de umidade, podendo o mapeamento ser feito inclusive com culturas já implantadas.
Pode ser feito utilizando diversos veículos e inclusive mapear durante operações agrícolas. O processamento de dados gera pontos estratégicos de coleta de solo, os quais, após análise laboratorial, realimentam os algoritmos para a construção das zonas. De maneira análoga, o processamento gera pontos estratégicos de checagem para a construção do mapa de compactação.
Descompactação do solo
Os mapas de compactação gerados a partir do sensoriamento permitem o preparo localizado do solo apenas onde há limite restritivo ao desenvolvimento radicular da cultura, consequentemente trazendo ganhos expressivos no consumo de diesel, fomentando a sustentabilidade financeira e ambiental.
Zonas permanentes de manejo
A gestão através de zonas de manejo baseadas nos atributos do solo permite um manejo mais assertivo em diversas operações, desde correção, aplicação de fertilizantes, semeadura a taxa variada, herbicidas, reguladores de crescimento, maturadores, inseticidas, irrigação, entre outras, com maior eficiência e sustentabilidade.
Permite extrair rendimento máximo tanto dos insumos quanto da tecnologia embarcada nas máquinas agrícolas, tais como piloto automático e controles de aplicação. Os resultados são ganhos financeiros expressivos decorrentes da maior eficiência nas aplicações.